quinta-feira, 31 de março de 2011

Possibilidade de adiamento da rodada do Galícia

Após o treino de ontem fiquei sabendo da possibilidade da rodada haver um adiamento, fiquei um pouco chateado pelo fato dos jogadores estar já focado no jogo e por toda a programação da semana que foi trabalhada em sima do jogo sendo neste domingo.
Adiando teremos que refazer o nosso planejamento, apesar de todo estes transtorno temos que tirar proveito dessas situações ou seja: aproveitaremos para trabalhar mais algumas situações e principalmente regularizar os jogadores que recem chegaram que com certeza não teriam condições de jogo caso fosse domingo.
Somos saber também que a equipe adversaria também irá tirar proveito dessa situação nos cabe é trabalhar um pouco mais e assim dar uma qualidade melhor a nossa equipe.
Em breve novidades.

Melhor em campo, Tiago Cardoso destaca superação coral


Goleiro coral pegou tudo contra o São Paulo || Foto: Guga Matos/JC Imagem
Por Manuela Priori
O goleiro do Santa Cruz, Tiago Cardoso, foi o destaque da partida contra o São Paulo. Após o jogo na coletiva de imprensa o "Paredão do Arruda" pôde analisar a equipe e admitiu que, mesmo ganhando por 1x0 para o São Paulo, a equipe do Santa Cruz encontrou dificuldade em campo, principalmente no segundo tempo, com a expulsão do zagueiro Leandro Souza, mas que a união do grupo foi fundamental para manter o equilíbrio na partida.

"É difícil jogar contra uma equipe como o São Paulo com 11 jogadores. Imagina com um a menos. É doação, todo mundo dando o seu máximo, time de guerreiro. A equipe está madura", afirmou o goleiro.



Tiago acredita que o Santa vem reconquistando o respeito diante dos resultados que vem mostrando e que nenhuma equipe adversária amedronta. "Temer jamais. Com a bola no pé, é procurar driblar e procurar fazer o que sabe fazer", destacou.

O goleiro também elogiou a  marcação do zagueiro Everton Sena em cima do meia-acatante do São Paulo, Lucas. "Ficamos feliz pelo Everton, ele conseguiu marcar bem o Lucas, está de parabéns".

''A vitória do passado não entra em campo no futuro'', defende Roberto Fernandes

Time praticamente fechado, temporada com 93% aproveitamento, invencibilidade dentro de casa fazem do Náutico um adversário forte para qualquer equipe do Campeonato Pernambucano. Em seu discurso, Roberto Fernandes assume a força do seu time, mas lembra que o foco deve sempre estar no próximo confronto.

"Pelo Estadual que estamos fazendo, não somos nós que temos que escolher adversário. São eles que têm que evitar o Náutico", disparou após o treino desta quarta-feira. O treinador defendeu que o time montado pelo Timbu foi montado de forma muito consciente focado nas competições que iria disputar e que o discurso nos Aflitos é o de dar o máximo a cada partida independente de adversário ou de quantos artões amarelos tenham os jogadores.

"O sucesso do passado não garante nada no futuro, muito menos no presente. A vitória do passado não entra em campo no futuro, mas dá moral ao grupo, os adversários do Náutico sabem que não vão encontrar nada fácil para o lado dele. Essa coisa de selecionar adversário, de segurar cartão, é muito prematuro. Não vamos por aí não", afirmou.

WESCLEY - Nesta quarta-feira, o zagueiro Wescley voltou a sentir a panturrilha e deixou o treino. O fato, contudo, não preocupa muito a comissão técnica e o jogador deve entrar mesmo como titular no jogo do sábado contra o Central. "Não acredito que seja problema para o jogo, foi mais uma questão de precaução", explicou Roberto Fernandes.

Contusão de Wellington Saci não preocupa rubro-negros

Por Wladmir Paulino
Baixa do Sport no treino técnico desta quarta-feira (30), o lateral-esquerdo Wellington Saci não preocupa o departamento médico. De acordo com o médico Antônio Bezerra, o local onde o jogador machucou-se, joelho esquerdo, não apresentou edema (inchaço). Porém, um diagnóstico mais concreto sai apenas nesta quinta.

"Ele dividiu uma bola na lateral e sentiu um pouco de dor. Voltou mas reclamou que estava com medo de bater na bola. Tiramos do treino e na mesma hora o jogador iniciou tratamento com gelo. Mas, em princípio, não é nada sério", afirmou.

O médico também avaliou positivamente a situação do atacante Bruno Mineiro, recuperando-se de uma lesão muscular. Segundo ele, somente os treinos desta quinta e sexta dirão se ele tem condições de ficar à disposição para o clássico contra o Santa Cruz.

Por sua vez, o técnico Hélio dos Anjos comentou sobre a possibilidade de perder Saci. Ele disse que a chance é zero. "Minha preocupação é zero, o médico já me avisou e amanhã (quinta) ele estará trabalhando normalmente", pontuou.

Santa Cruz se agiganta e vence o São Paulo mesmo com expulsão



Gol contra de Rodrigo Souto (à direita, número 18) definiu vitória na raça do Santa Cruz
Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem

Em confronto de Davi contra Golias, a brava equipe do Santa Cruz derrotou o gigante São Paulo por 1 a 0 no Arruda, pela Copa do Brasil. A valentia e competência dos tricolores foi recompensada com um gol contra do volante são-paulino Rodrigo Souto, em jogada de Gilberto, aos 34 minutos do primeiro tempo, tento que definiu a partida. Após a expulsão do zagueiro Leandro Souza aos 24 da etapa complementar, a vitória coral foi assegurada com forte retranca, marcação implacável e uma atuação inspirada do goleiro Tiago Cardoso.
Desde o início, o Tricolor do Arruda se mostrou bastante organizado em sua proposta de jogo. No esquema montado pelo técnico Zé Teodoro, sem a bola, todos jogadores na marcação; com a bola, a ordem era ir para o ataque.
Renatinho, Wesley e Natan apareceram bastante para o jogo, articulando a equipe, e Gilberto e Landu se esforçavam no ataque. Éverton Senna, opção devido à lesão de Memo, foi impecável na marcação individual a Lucas, recentemente convocado para a seleção brasileira.

Nos primeiros dez minutos, o Santa teve alguns escanteios e faltas próximas à área para cobrar. Mas foi o São Paulo foi quem primeiro chegou perto do gol. Após Leandro Souza travar remate de Dagoberto, Rivaldo soltou a bomba e Tiago Cardoso fez grande defesa, aos seis minutos.

Centro das atenções, Rivaldo entrou como titular, mas pouco produziuFoto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem

O atacante Gilberto pediu um pênalti aos 19 minutos, ao ser empurrado por Miranda na área. O árbitro entendeu que não houve infração.

Do lado do São Paulo, Dagoberto era o mais perigoso. Com muita velocidade, estava para deixar Fernandinho na cara do gol, mas foi travado por Jeovânio.
O goleiro Rogério Ceni participava com frequência do jogo ao segurar bolas que haviam sido lançadas para a área. O primeiro chute com mais perigo do Santa Cruz veio com Gilberto, aos 25 minutos. Ceni estava lá para defender o remate cruzado. Pouco depois, o confronto entre os dois jogadores se repetiu. Gilberto cabeceou no centro e Rogério segurou sem dificuldade.
Dagoberto voltou a aparecer e obrigou Tiago Cardoso a fazer ótima defesa em um chute cruzado vindo da esquerda da área, aos 27.

Dagoberto foi o destaque do São Paulo na partida, mas não evitou a derrota
Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem
Mesmo sem eficiência na finalização, a presença ofensiva do Santa Cruz se converteu em gol aos 34 minutos. O atacante Gilberto, nem de longe parecendo aquele que quase deixou o clube há dois dias, passou por dois adversários na ponta esquerda e cruzou; o volante Rodrigo Souto colocou para dentro das próprias redes, para a alegria coral.

Foto: Arnaldo Carvalo/JC Imagem
A chance do empate aconteceu aos 44 minutos. Após cruzamento da direita, Dagoberto deu um lindo peixinho e mandou para as redes, mas não valeu. Ele estava em impedimento.
SUPERAÇÃO NA ETAPA FINAL
No segundo tempo, o São Paulo melhorou com a entrada de Carlinhos Paraíba no meio de campo. Com o jogador, que já vestiu a camisa do Santa Cruz, a equipe paulista ganhou volume de jogo e jogadores que pouco produziram no primeiro tempo, como Lucas, cresceram de produção.
Aos 2 minutos, Fernandinho cruzou da esquerda, Rivaldo tentou ajeitar e Dagoberto bateu de primeira, no ar, meio desequilibrado. Tiago Cardoso defendeu. Aos sete, o mesmo atacante entortou um defensor e soltou o disparo. Novamente o goleiro coral segurou. Aos 10, Lucas, num dos raros momentos em que se livrou da marcação de Everton Sena, cruzou da direita e a bola atravessou toda a área coral, com Dagoberto chegando um pouco depois.
A pressão são-paulina durou 15 minutos. Só então o Santa Cruz respirou e começou a tentar o segundo gol. Natan e Renatinho fizeram ótima jogada pela ponta esquerda, costuraram a defesa dão-paulina, mas Natan pecou por não chutar, e Rogério Ceni terminou ficando com a bola.

Pouco depois, em jogada coletiva passando por Gilberto, Landu e Natan, este último mandou um chute em cima da defesa do São Paulo. Na volta, Cléber Goiano chutou por cima.
Veja mais fotos da partida

Mas aos 25 minutos o panorama do jogo mudou radicalmente com a expulsão do zagueiro Leandro Souza, do Santa Cruz, que tomou o segundo cartão amarelo, em falta sobre Fernandinho.
Com um a menos, os corais se fecharam completamente. O volante Marcus Vinícius e zagueiro André Oliveira entram imediatamente nas vagas do meia Natan e do atacante Landu.
Daí em diante, o São Paulo teve um grande domínio na posse de bola e buscou o ataque de várias maneiras. Contudo, a equipe não conseguia vencer a retranca pernambucana e começou a dar sinais de nervosismo.


Santa Cruz passou metade do segundo tempo retrancado, após Leandro Souza ser expulso
Foto: Manuela Priori/Especial para o Blog do Torcedor

O tempo foi passando, e o Santa Cruz foi segurando o placar, com seguras interveções de Tiago Cardoso em alguns momentos.
No final, os tricolores do Recife comemoraram essa grande vitória, que permite que o time se classifique com um empate no jogo de volta, no Morumbi, ou com uma derrota por um gol de diferença, desde que balançe as redes do São Paulo. O jogo será na próxima quarta-feira (6), às 21h50.

Torcida do Santa Cruz, que compareceu em peso, comemorou muito a vitória (Veja vídeo)
Foto: Guga Matos/JC Imagem

FICHA DO JOGO
Tiago Cardoso; Cléber Goiano, Leandro Souza, Thiago Matias e Renatinho; Jeovânio, Éverton Sena, Weslley e Natan (André Oliveira); Landu (Marcus Vinícius) e Gilberto (Laécio).
Rogério Ceni; Rhodolfo, Miranda, Alex Silva e Juan (Carlinhos Paraíba); Jean, Rodrigo Souto (Marlos), Lucas e Rivaldo (Ilsinho); Fernandinho e Dagoberto. Técnico:Paulo César Carpegiani.
Local: Arruda. Árbitro: Marielson Alves Silva (BA). Assistentes: Raimundo Carneiro de Oliveira e José Dias da Hora (BA). Gol: Rodrigo Souto (contra), aos 34 minutos do primeiro tempo. Cartões amarelos: Leandro Souza e Weslley (SC); Fernandinho e Rogério Ceni (SP). Público: 46.681. Renda: R$ 943.070
VEJA COMO FOI A COBERTURA LANCE A LANCE

Eterno ídolo do Roma, Falcão elogia novo proprietário do clube

Ex-jogador e atual comentarista crê em futuro promissor para o time italiano

Por GLOBOESPORTE.COM Roma, Itália
Se depender do otimismo de Paulo Roberto Falcão, o Roma reeditará o caminho do sucesso. Agora sob a direção do empresário Thomas Di Benedetto, o clube italiano inicia uma nova era que, para o ex-jogador, tem tudo para ser de alegrias para a torcida romanista.
- Di Benedetto deve entender que o Roma se tornou um grande clube em nível europeu e, se tudo correr bem, estou convencido de que ele vai fazer grandes coisas" – ressaltou Falcão em entrevista ao “Corriere dello Sport”.
Ídolo dos giallorossi nos anos 80, o ‘Rei de Roma’, no entanto, receita muita tranquilidade para o novo proprietário conseguir levar a agremiação às glórias esperadas.
- O Roma merece estar entre os grandes clubes europeus, e para levá-los a um determinado padrão, é preciso pensar com calma e fazer os movimentos certos para construir uma equipe forte – ensina Falcão, também ex-meio-campista do Internacional, São Paulo e Seleção Brasileira, e que hoje é comentarista da Rede Globo.

Representantes de Ganso se reúnem na sede do Milan, afirmam emissoras

‘Mediaset’, de propriedade de Silvio Berlusconi, e ‘Sky Sport’ noticiam a negociação. Vice-presidente Galliani e assessor do craque santista negam

Por GLOBOESPORTE.COM Milão, Itália
ganso santos  (Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos)Futuro de Ganso segue indefinido: onde há fumaça
há fogo? (Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos)
O namoro entre Milan e Paulo Henrique Ganso parece ter esquentado nesta quarta-feira. Segundo as emissoras italianas “Mediaset”, de propriedade do presidente rossonero, Silvio Berlusconi, e “Sky Sport”, os representantes do craque santista se reuniram com dirigentes na sede do clube italiano para negociarem o jogador. O encontro teria durado uma hora e meia.
Segundo o assessor de Ganso, Diogo Kotscho, Thiago Ferro, diretor executivo da DIS, empresa que detém 45% dos direitos, está mesmo em Milão. Ele, no entanto, negou que fosse para tratar de uma possível venda. Vale lembrar que o próprio jogador tem 10%, enquanto o Santos é dono dos outros 45%.
Em entrevista ao canal “Mediaset” na saída da sede, o vice-presidente Adriano Galliani despistou.
– Não houve nenhum encontro. Muitos vão e vem na sede pelos ingressos – disse Galliani, que na chegada preferiu não comentar sobre Ganso.
Além do Milan, o Internazionale de Milão aparece como principal concorrente em uma novela que parece estar apenas começando. Fora de campo, os brasileiros Leonardo e Thiago Silva já se manifestaram a favor da contratação para seus respectivos clubes.

Resultado da Quarta-feira, 30 de Março de 2011



Copa do Brasil
Segunda fase
Jogos de ida
Paraná Clube 1 x 2 Botafogo
Jogos de volta
Guarani 2 x 2 Horizonte-CE
Ceará 2 x 1 Brasiliense-DF
Coritiba 3 x 1 Atlético-GO
Avaí 4 x 1 Ipatinga-MG
Jogos de ida
ABC 0 x 0 Vasco
Paysandu-PA 0 x 0 Bahia
Santa Cruz-PE 1 x 0 São Paulo

Libertadores 2011
Segunda fase
Grupo 6
Internacional 3 x 0 Jorge Wilstermann
Grupo 7
Deportes Tolima 1 x 1 Estudiantes
Guaraní (PAR) 0 x 2 Cruzeiro

Campeonato Potiguar
Segundo Turno
3ª rodada
Baraúnas-RN 6 x 1 Centenário Pauferrense
Palmeira de Goianinha 3 x 1 Coríntians-RN

Campeonato Gaúcho
Taça Farroupilha
Chave 1
Novo Hamburgo 0 x 0 Caxias
Chave 2
Juventude 3 x 2 Grêmio
Inter de Santa Maria 2 x 1 Cruzeiro-RS

Campeonato Paranaense
2º turno
3ª rodada
Rio Branco-PR 0 x 0 Cascavel

Amistosos
Amistosos
México 1 x 1 Venezuela

Liga Futsal
Primeira fase
Praia Clube 1 x 1 Concórdia
Orlândia 0 x 3 Cascavel
Anápolis 3 x 4 Santos
Corinthians/São Caetano 3 x 3 Colégio Londrinense
Suzano 4 x 1 Macaé
São Paulo/Marília 2 x 2 Gazin
São José 5 x 0 Assoeva

Copa do Brasil
Segunda fase
Jogos de ida
Paraná Clube 1 x 2 Botafogo
Jogos de volta
Guarani 2 x 2 Horizonte-CE
Ceará 2 x 1 Brasiliense-DF
Coritiba 3 x 1 Atlético-GO
Avaí 4 x 1 Ipatinga-MG
Jogos de ida
ABC 0 x 0 Vasco
Paysandu-PA 0 x 0 Bahia
Santa Cruz-PE 1 x 0 São Paulo

Libertadores 2011
Segunda fase
Grupo 6
Internacional 3 x 0 Jorge Wilstermann
Grupo 7
Deportes Tolima 1 x 1 Estudiantes
Guaraní (PAR) 0 x 2 Cruzeiro

Campeonato Potiguar
Segundo Turno
3ª rodada
Baraúnas-RN 6 x 1 Centenário Pauferrense
Palmeira de Goianinha 3 x 1 Coríntians-RN

Campeonato Gaúcho
Taça Farroupilha
Chave 1
Novo Hamburgo 0 x 0 Caxias
Chave 2
Juventude 3 x 2 Grêmio
Inter de Santa Maria 2 x 1 Cruzeiro-RS

Campeonato Paranaense
2º turno
3ª rodada
Rio Branco-PR 0 x 0 Cascavel

Amistosos
Amistosos
México 1 x 1 Venezuela

Liga Futsal
Primeira fase
Praia Clube 1 x 1 Concórdia
Orlândia 0 x 3 Cascavel
Anápolis 3 x 4 Santos
Corinthians/São Caetano 3 x 3 Colégio Londrinense
Suzano 4 x 1 Macaé
São Paulo/Marília 2 x 2 Gazin
São José 5 x 0 Assoeva

quarta-feira, 30 de março de 2011

Parecer diz que Globo pode fazer acordo bilateral com clubes

Procurador diz que Clube dos 13 e emissora serão chamados para apresentar informações ao Cade sobre contratos

Por Do G1 Brasília
O procurador Gilvandro Araújo, do Ministério Público Federal, afirma, em parecer divulgado nesta quarta-feira (30), que os contratos firmados individualmente entre a Rede Globo de Televisão e os clubes de futebol para a transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro de 2012 a 2014 não ferem as regras acordadas com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

O parecer foi elaborado por Araújo, representante do MP no Cade, depois que o órgão recebeu um questionamento do Clube dos 13 – sempre que uma petição chega ao órgão, o Ministério Público se manifesta. O Clube dos 13 pediu uma análise do conselho sobre a celebração de acordos bilaterais entre emissoras e clubes. A entidade reivindica para si a prerrogativa exclusiva de negociar coletivamente os contratos com a TV.

O questionamento do Clube dos 13 será ainda apreciado pelos conselheiros do Cade. Com a conclusão do parecer do MPF, segundo o procurador, o Clube dos 13 terá agora de apresentar informações sobre o estágio do contrato firmado para cessão dos direitos de transmissão e a Rede Globo precisará fornecer informações sobre os contratos bilaterais assinados com clubes de futebol.

No último dia 22, o Clube dos 13 anunciou ter assinado com a Rede TV! contrato para transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro em TV aberta. A emissora foi a vencedora de uma licitação aberta pelo Clube dos 13, da qual a TV Globo não participou.

Representante do MPF no Cade, Gilvandro Araújo disse ao G1 que, em tese, contratos individuais entre clubes e emissoras não caracterizam descumprimento do acordo. “Os contratos têm que guardar cláusulas diferenciadas entre eles. Fazer vários contratos, na verdade, sem nenhuma distinção, [é que] poderia caracterizar uma burla”, afirmou.

Em outubro do ano passado, as emissoras de televisão e o Clube dos 13 assinaram Termo de Compromisso de Cessação (TCC), celebrado pelo Cade, que definiu as regras para a negociação dos direitos de transmissão dos jogos. O termo estipula normas para evitar práticas anticompetitivas entre clubes de futebol, seus representantes e emissoras de televisão, entre as quais a preferência por alguma emissora.

No parecer divulgado nesta quarta, o procurador explica que o termo de compromisso não proíbe a celebração de contratos bilaterais. “As negociações individuais não são vedadas pelo TCC, mas as negociações coletivas, empreendidas ou não por intermédio do Clube dos Treze, devem obedecer às exigências”, afirmou o procurador no documento.

Segundo Araújo, as divergências entre os times de futebol e o Clube dos 13, que os representa, devem ser resolvidas entre eles na instância jurídica competente. “Eventuais controvérsias privadas relativas aos poderes de representação outorgados pelas agremiações futebolísticas ao Clube dos Treze devem ser resolvidas diretamente pelas partes interessadas. Nada do quanto previsto no TCC deve ser interpretado no sentido de autorizar ou proibir as negociações bilaterais entre cada agremiação e as redes televisivas”, disse o procurador.
A conclusão do parecer é: "Ante o exposto, sugere-se que seja oficiado o Clube dos 13 e a Rede Globo para: a) o Clube dos treze esclarecer em que estágio encontram-se as negociações para cessão dos direitos de transmissão do CBFA para as temporadas 2012, 2013 e 2014. b) A Rede Globo prestar informações sobre as considerações do Clube dos 13 acima transcritas, apresentando, também, eventuais contratos firmados com os clubes".

Com Gilberto confirmado, Santa Cruz tenta surpreender o São Paulo



Líder do Campeonato Pernambucano e com sua classificação bem encaminhada para a Série D do Campeonato Brasileiro, o Santa Cruz tenta repetir a dose do ano passado diante do São Paulo, nesta quarta-feira (3), no Arruda, na primeira partida válida pela segunda fase da Copa do Brasil. A partida está marcada para às 21h50 e o tricolor entra em campo confiante de que pode surpreender.

Em 2010, o tricolor encarou outra equipe da Série A, o Botafogo. Perdeu no Arruda por 1x0, resultado que forçou o jogo da volta, no Engenhão. O time pernambucano derrubou todos os prognósticos e venceu por 3x2 com uma grande atuação do volante Leo, hoje recuperando-se de uma grave lesão muscular.

Na história de 2011, os corais ganharam um reforço de peso de última hora. O atacante Gilberto, co-artilheiro do Campeonato Pernambucano com 9 gols, chegou a um acordo com o clube está confirmado para encarar os paulistas. "Isso não vai mexer com a minha cabeça. Estou focado em sempre fazer o melhor dentro de campo", ressaltou.

Além de Gilberto, o técnico Zé Teodoro ganhou mais um reforço. O zagueiro Leandro Souza (foto) está recuperado de uma lesão muscular e volta a formar a zaga com Thiago Mathias. Por outro lado, o volante Memo, que já desfalcara o time na vitória sobre o Porto no último domingo, não recuperou-se da lesão e continua de fora.

O comandante coral não quis adiantar a escalação. Segundo ele, podem haver mudanças, ainda que poucas. "Podemos ter mudanças porque o São Paulo joga no 3-4-3, mas não queremos mexer muito", pontuou. Sem dar pistas, ele quer um time bem precavido e com todos os jogadores marcando quando não tiver a bola.

Com ela nos pés não quer abrir mão do ataque. "Temos uma equipe veloz e vamos explorar isso pois jogaremos para buscar o resultado e a vitória. É o momento de buscarmos surpreender e temos condições de jogar de igual para igual", enfatizou.

Ficha do jogo:

Santa Cruz: Tiago Cardoso; Jackson (André Oliveira), Leandro Souza, Thiago Matias e Renatinho; Jeovânio, Cleber Goiano, Weslley e Natan; Landu e Gilberto. Técnico: Zé Teodoro.

São Paulo: Rogério Ceni; Jean, Rhodolfo, Alex Silva e Juan; Rodrigo Souto, Carlinhos Paraíba, Lucas e Rivaldo (Xandão ou Miranda); Fernandinho e Dagoberto. Técnico: Paulo César Carpergiani.

Local: Arruda. Horário: 21h50. Árbitro: Marielson Alves Silva (BA). Assistentes: Raimundo Carneiro de Oliveira e José Dias da Hora (BA). Ingressos: R$ 40 (arquibancada inferior), R$ 30 (arquibancada superior) e R$ 20 (sócio e estudante).

Se fizer gol, Rivaldo não vai comemorar


Por Manuela Priori
O Santa Cruz foi o time em que o craque Rivaldo foi na década de 90 e é o seu time do coração. Nas entrevistas no Recife, antes da partida entre o São Paulo, sua atual equipe, e o Santa, o jogador reforçou o carinho que sente pelo Tricolor do Arruda e comentou que atuar nessa partida não será fácil para ele.

"É uma situação complicada, mas, como já falei, sou profissional. Todo mundo sabe que sou tricolor desde criança, mas trabalho no São Paulo e, se eu estou em campo, vou dar o máximo para garantir a vitória. Minha família toda estará no jogo, os amigos também, mas tenho que ser profissional", declarou Rivaldo.

Rivaldo tem grande admiração pelo Santa Cruz, faz questão de deixar isso claro em suas respostas, e mesmo estando longe do clube por bastante tempo, ainda lembra da torcida tão apaixonada do Mais Querido. "Com uma torcida dessa o Santa Cruz não pode estar na quarta divisão", comentou o meia.
Veja vídeo com Rivaldo



O meia tem consciência de que poderá começar no banco de reservas, mas garante que tem esperanças de ser titular. "Se o técnico precisar, estarei à disposição sempre para ajudar a equipe".

Quanto ao confronto em si, Rivaldo prevê um jogo duro. "Temos que entrar em campo respeitando a equipe adversária, se acontecer de eliminar o Santa de primeira ótimo, caso não, vamos decidir em São Paulo sem problemas. Mas eles também tem condições de ganhar", comentou.

Ele já adiantou que, em respeito ao clube, se vier a marcar um gol na partida não vibrará. "Não vou comemorar gol. Tenho muito respeito pelo Santa. É o clube que me revelou", disse.

terça-feira, 29 de março de 2011

Tem gente nova chegando no Galícia.

Nas próximas horas deveremos estar anunciando novidades para a torcida.
Esperamos que estes jogadores cheguem bem e que possam desempenhar um bom futebol, compromissados em fazer o melhor.
Estes jogadores tem a seu favor estar atuando em seus respectivos clubes, supõe-se que cheguem bem técnica e fisicamente, com o tão falado rítmo de jogo, estamos muito em sima da competição e não temos tempo para errar, esperamos ter cometido o máximo de erros possível para apartir de agora não errar mais.
O momento é de ajuste final, infelizmente somos sabedor que nem tudo é perfeito e por isso daqui para lá sabemos que vamos ter algumas novidades negativas, só espero também que o que venha de novidades sejam mais positivas do que negativas.
No mais, hoje a tarde iremos fazer um trabalho técnico com bastante finalizações.

Sport começa a definir substituto de Bala a partir desta terça

Se o Santa Cruz dificilmente vai contar com seu artilheiro, Gilberto, a situação do Sport é semelhante para o Clássico das Multidões do próximo domingo (3/4), já que não terá o atacante Carlinhos Bala, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Esta é a única ausência confirmada no time rubro-negro, que deve ter Ciro como companheiro de Tadeu.

No entanto, o leque de opções do técnico Hélido dos Anjos é um pouco maior. Pablo Pereira e Ruan, ambos atacantes, também podem entrar na briga. No entanto, ele também pode deslocar o meia Marcelinho Paraíba para o setor ofensivo e entrar com Fabrício no meio. Ou ainda deslocar Wellington Saci para o setor de criação e acionar Dutra na lateral esquerda.

Como nesta segunda-feira (28), os leoninos tiveram folga, o treinador começa a preparação nesta terça (29), em dois expedientes. Hélio dos Anjos, além de se preocupar com o time, também pediu um alerta quanto a arbitragem. Ele fez críticas bem pesadas à atuação de Niélson Nogueira na vitória sobre o Central, em Caruaru.

"Estamos entrando numa fase decisiva do Campeonato e é preciso cuidado em todos os setores. Se meu time perder dentro de campo com o adversário sendo superior, tudo bem. O que não dá é perder par arbitragem", disse.

Quanto ao adversário de domingo, o comandante rubro-negro não acredita que o fato de os corais cumprirem um compromisso no meio de semana possa deixá-los mais desgastados e, por isso, o Sport levar vantagem. O Santa enfrenta o São Paulo, nesta quarta (30), pela segunda fase da Copa do Brasil.

"O Santa Cruz é um time muito bem montado pelo Zé e vai ter um grande apoio de sua torcida neste jogo. Se vencer um adversário como o São Paulo vai chegar ainda mais motivado para o clássico. Não acho que o fato de eles jogarem e nós não seja vantagem. Eu queria estar jogando a Copa do Brasil", afirmou.

JACKSON - O Grêmio está contratando o lateral-esquerdo Jackson, da equipe de juniores do Sport, por empréstimo até o final deste ano. A negociação só foi feita porque o atleta aceitou renovar contrato com o Leão. O novo acordo tem dois anos - o anterior terminaria em dois meses.

Alvirrubros rechaçam facilitar para o Central e prejudicar o Sport

Outra vez começam a surgir os comentários. E por coincidência novamente contra uma equipe de Caruaru. No próximo sábado (2), quando receber o Central, nos Aflitos, o Náutico terá a chance de manter a Patativa mais próxima do Sport, quarto colocado - a diferença é de um ponto - ou ajudar seu maior rival, que pode igualar o maior feito dos timbus, o hexacampeonato. Isso, faltando apenas três rodadas para o término da fase classificatória do Campeonato Pernambucano. O técnico Roberto Fernandes já manifestou-se radicalmente contra.

O mesmo aconteceu na 16ª rodada, quando o adversário direto do Sport na luta pelo G4 era o Porto, hoje terceiro colocado. Naquele dia, titulares como o volante Derley, o meia Eduardo Ramos e o atacante Bruno Meneghel foram poupados. O Náutico perdeu por 2x1, de virada, e viu a liderança da competição passar para as mãos do Santa Cruz.

Roberto afirmou que não vai pensar em terceiros. Ele reiterou que a meta do time é terminar esta fase em primeiro lugar para ter a vantagem de decidir em casa tanto a semifinal quanto uma possível final. "A vantagem não é tanta, mas queremos o direito de decidir em casa, já que o Náutico não disputa uma final nos Aflitos desde o ano que foi hexa (1968)", contou.

Na verdade, o ano citado por Fernandes foi o último em que os alvirrubros conquistaram um título em seu reduto. O Eládio de Barros Carvalho voltou a ser palco da decisão do Estadual em 1975. Mas naquela oportunidade, os alvirrubros perderam para o Sport.

Os jogadores, por sua vez, preferem exaltar o bom momento da equipe, corroborado com a tranquila vitória sobre o Ypiranga, por 3x0 neste domingo (27), em Santa Cruz do Capibaribe. Para o volante Éverton, autor do primeiro gol, o grupo atingiu um nível de maturidade que o permite saber o momento certo de atacar e defender. "A equipe é capacitada e estão todos juntos para não dar brecha", disse.

Por sua vez, o goleiro Douglas ressalta o equilíbrio entre os sistemas defensivo e ofensivo para explicar a receita do sucesso. "Nosso sistema ofensivo tem deixado os jogos mais tranquilos. Os adversários até criam oportunidade mas nosó esteamos convertendo e a média de gols sofridos está baixa. Isso é fruto de muito trabalho. Agora é manter o foco porque queremos terminar na liderança", pontuou.

Santa Cruz e FPF-PE evitam por ora saída de Gilberto para o Corinthians

Clube se diz amparado na "nova" Lei Pelé para a renovação contratual por ser clube formador

Gilberto, que esteve no Arruda acompanhado de advogado nesta tarde, não quer ficar
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 21h45
Um grupo de empresários foi à sede da Federação Pernambucana de Futebol, por volta das 15h desta segunda-feira, para pagar a multa rescisória do contrato do atacante Gilberto, do Santa Cruz. Porém o presidente da entidade, Carlos Alberto Oliveira, rejeitou o pagamento.
O que pareceu autoritarismo se mostrou uma estratégia aliada a um movimento do clube para permanecer com o atleta. No início da noite, o diretor de futebol tricolor Albertino dos Anjos afirmou, em coletiva de imprensa no Arruda, que o clube está amparado judicialmente pela prioridade de renovação contratual com o atleta, que garantiria a permanência.
O EMBASAMENTO DO SANTA CRUZ NA LEI PELÉ

Art. 28
§ 7º A entidade de prática desportiva formadora e detentora do primeiro contrato especial de trabalho desportivo com o atleta por ela profissionalizado terá o direito de preferência para a primeira renovação deste contrato, cujo prazo não poderá ser superior a 3 (três) anos, salvo se para equiparação de proposta de terceiro.

I - (revogado);
II - (revogado);
III - (revogado);
IV - (revogado);
V - (revogado).

§ 8º Para assegurar seu direito de preferência, a entidade de prática desportiva formadora e detentora do primeiro contrato especial de trabalho desportivo deverá apresentar, até 45 (quarenta e cinco) dias antes do término do contrato em curso, proposta ao atleta, de cujo teor deverá ser cientificada a correspondente entidade regional de administração do desporto, indicando as novas condições contratuais e os salários ofertados, devendo o atleta apresentar resposta à entidade de prática desportiva formadora, de cujo teor deverá ser notificada a referida entidade de administração, no prazo de 15 (quinze) dias contados da data do recebimento da proposta, sob pena de aceitação tácita.

§ 9º Na hipótese de outra entidade de prática desportiva resolver oferecer proposta mais vantajosa a atleta vinculado à entidade de prática desportiva que o formou, deve-se observar o seguinte:
I - a entidade proponente deverá apresentar à entidade de prática desportiva formadora proposta, fazendo dela constar todas as condições remuneratórias;
II - a entidade proponente deverá dar conhecimento da proposta à correspondente entidade regional de administração; e
III - a entidade de prática desportiva formadora poderá, no prazo máximo de 15 (quinze) dias, a contar do recebimento da proposta, comunicar se exercerá o direito de preferência de que trata o § 7o, nas mesmas condições oferecidas.

§ 10. A entidade de administração do desporto deverá publicar o recebimento das propostas de que tratam os §§ 7o e 8o, nos seus meios oficiais de divulgação, no prazo de 5 (cinco) dias contados da data do recebimento.

§ 11. Caso a entidade de prática desportiva formadora oferte as mesmas condições, e, ainda assim, o atleta se oponha à renovação do primeiro contrato especial de trabalho desportivo, ela poderá exigir da nova entidade de prática desportiva contratante o valor indenizatório correspondente a, no máximo, 200 (duzentas) vezes o valor do salário mensal constante da proposta.

§ 12. A contratação do atleta em formação será feita diretamente pela entidade de prática desportiva formadora, sendo vedada a sua realização por meio de terceiros.
------
FONTE: LEI Nº 12.395. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Lei/L12395.htm
O diretor jurídico coral, Eduardo Lopes, em entrevista à Rádio Jornal, explicou que a Lei Pelé, após sofrer modificações neste mês de março, passou a garantir ao clube formador do jogador o direito de renovação de contrato caso a sua proposta não seja inferior à da outra equipe que deseja contratá-lo, conforme o que prevê o artigo 29 da Lei Pelé, do parágrafo 7º ao 13.
Nesse sentido, o Santa Cruz protocolou na FPF-PE, no início da tarde, uma proposta de renovação contratual com Gilberto com salários mensais de R$ 10 mil. A partir de amanhã, haverá um prazo de 15 dias para que o jogador responda à proposta do clube, caso contrário estará aceitando tacitamente a renovação.
De acordo com a explicação de Eduardo Lopes, caso os empresários queiram tirá-lo do Arruda, terão de chegar com uma proposta formal de um novo clube, que seria o Corinthians, com um salário superior. Mesmo assim, o Santa Cruz ainda poderia igualar a proposta, nas mesmas condições oferecidas, dentro de um prazo de 15 dias.
"Caso a entidade de prática desportiva formadora [Santa Cruz] oferte as mesmas condições, e, ainda assim, o atleta se oponha à renovação do primeiro contrato especial de trabalho desportivo, ela poderá exigir da nova entidade de prática desportiva contratante [Corinthians] o valor indenizatório correspondente a, no máximo, 200 (duzentas) vezes o valor do salário mensal constante da proposta", prevê a Lei Pelé.

Contudo, algumas dúvidas pairam no ar. Os empresários podem questionar na justiça o caso. Uma possível contestação pode ser à afirmação do Santa Cruz de que, com base na Lei 12.395/2011, no artigo artigo 29, simplesmente ao propor uma renovação contratual, mesmo se o jogador não quiser, o clube impede que alguma outra entidade deposite o valor da multa rescisória, algo que em princípio não diz respeito a renovação de contrato.
Os investidores podem alegar também que o jogador simplesmente não quer mais ficar no Santa Cruz e estaria pagando a rescisão para isso. Pelo visto, o assunto vai continuar nos noticiários por alguns dias. E uma solução pode ser até um pagamento maior pelo atleta ao clube, que já acenou para essa possibilidade.
"O Santa Cruz entende que tem razão. Se houver necessidade de uma briga o Judiciário é que vai dizer a situação. Obviamente que se formalizado algum acordo para a saída, tudo bem", disse Eduardo Lopes.
Ouça a entrevista de Eduardo Lopes, diretor jurídico coral, na Rádio Jornal:


Leia abaixo a Lei Pelé


Confira abaixo a entrevista de Albertino dos Anjos



Enquanto isso, Gilberto já deixou claro que não pretende jogar mais uma partida sequer pelo Santa Cruz e está com a cabeça no Corinthians. O atleta esteve no Arruda nesta tarde acompanhado de um advogado e, após se reunir com diretores, foi embora levando os seus materiais esportivos, incluindo chuteira. De cara fechada, sem falar com a imprensa, e entrou num taxi (veja abaixo). Visivelmente não há clima hoje para a sua permanência.




Dinamite: 'Juninho está voltando'

Presidente confirma retorno do ídolo para o Campeonato Brasileiro e diz que ele volta por amor ao Vasco

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
juninho pernambucano Al-Gharafa Yasser Al Qahtani Al-hilal (Foto: agência Reuters)Juninho, 36 anos, atualmente defende o Al Gharafa,
do Qatar (Foto: agência Reuters)
O contrato ainda não foi assinado já que ele ainda está vinculado ao Al Gharafa, do Qatar. Mas, para o presidente Roberto Dinamite, o retorno de Juninho Pernambucano ao Vasco já está sacramentado. A confirmação foi dada diante de uma plateia de cerca de 40 pessoas durante o ciclo de palestras dos presidentes dos quatro grandes clubes do Rio na Casa do Saber, na Lagoa. Dinamite disse ainda que o projeto de Juninho envolve seguir trabalhando no clube após o término de seu contrato.
- Juninho quer encerrar a carreira no Vasco e dar continuidade em sua carreira após parar de vez. Nos próximos meses vamos assinar tudo, mas ele está vindo para o Vasco - sacramentou.
Juninho já decidiu que não vai deixar o clube do Qatar antes do término de seu contrato, no fim de junho. Com isso, o retorno ao Vasco só deve mesmo acontecer em julho. Mas o presidente já negociou todas as bases. Segundo Dinamite, o custo para o Vasco vai ser simbólico. Ele não revelou, mas o projeto envolve uma parceria com a Penalty, fornecedora de material esportivo do clube. Só que nada disso poderia acontecer caso o ídolo vascaíno não quisesse realmente voltar.
- Quem não conhece o Juninho e um dia tiver a oportunidade vai ver a pessoa que ele é. O que mais preservo e admiro nas pessoas é o olhar, a palavra, um gesto... E isso eu vi no Juninho, que está voltando ao Vasco porque quer, porque gosta do clube. Momentos como esse nos fazem até esquecer as turbulências - disse, emocionado.
Juninho Pernambucano, 36 anos, teve passagem marcante pelo Vasco entre 1995 e 2001. O meia conquistou dois Brasileiros (1997 e 2000), uma Libertadores (1998), uma Copa Mercosul (2000), um torneio Rio-São Paulo (1999) e um Carioca (1998) com a camisa vascaína.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Entrevista com Cleibson Ferreira no site jogada de efeito.

A seção de entrevistas no blógui Jogada De Efeito, que foi inaugurada oficialmente em 11.02.2011, ganhou, nesse mês de março, seu segundo participante: trata-se de Cleibson Ferreira da Silva, atual treinador do Galícia Esporte Clube e administrador do blógui "Prof. Cleibson Ferreira".

Tal como quando entrevistamos o preparador de goleiros Marcos Timóteo, esperamos que cada um dos leitores possa aprender algo novo com esse tópico. Tópico esse que é o 100º do ano! Mais uma vez, divirtam-se!

Apresentando o entrevistado

Nome: Cleibson Ferreira da Silva
Idade: 38 anos
Ex-jogador profissional, atuou num total de 24 clubes (incluindo 3 equipes bolivianas: o Club Bolívar, o Club Nacional Potosí e o Club Guabirá). Formado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco e pelo Conselho Federal de Educação Física (CONFEF / CREF 12 - PE), dirigiu times brasileiros e também bolivianos, estando desde 2010 no comando do baiano Galícia Esporte Clube.

A entrevista

Jogada De Efeito: O Galícia Esporte Clube tem 78 anos desde sua fundação oficial (em 1º de janeiro de 1933) e, apesar de ser o primeiro tricampeão baiano, trata-se de um time relativamente desconhecido no cenário nacional. Como é o dia-a-dia de treinar uma equipe de menor expressão e quais são os desafios na busca de - quem sabe? - retomar os dias de glória da instituição?

Cleibson Ferreira: Primeiramente, o Galícia E.C, mesmo passando estes últimos anos na segunda divisão, sempre foi encarado e respeitado como equipe de tradição aqui no futebol baiano. É bem verdade que os anos dourados ficaram para trás. Costumo dizer que o que faz o clube ser grande não é o escudo ou a bandeira e sim quem veste a camisa. Se formos uma equipe valente, comprometida nas conquistas e no desejo de sempre fazer o melhor, com certeza seremos grandes aos olhos de quem vá prestigiar os jogos. Trabalhar neste clube não vejo apenas como um desafio e sim também como uma oportunidade de vestir uma camisa de tantas tradições no futebol baiano e principalmente ter a possibilidade de ajudar este clube a voltar a viver os anos de conquistas.
Torcida do Galícia Esporte Clube presente no estádio Armando Oliveira, em Camaçari: treinador Cleibson Ferreira encara o desafio de comandar o time como uma oportunidade de "ajudar este clube a voltar a viver os anos de conquistas" (foto disponível na página oficial do clube).

Jogada De Efeito: Recentemente, o renomado treinador Muricy Ramalho deixou o Fluminense alegando "problemas estruturais" no atual campeão brasileiro. Gostaria de saber qual sua opinião sobre a saída de Muricy (que largou o time com a Copa Libertadores e a Taça Rio em andamento) e até que ponto as questões estruturais refletem nas partidas oficiais.

Cleibson Ferreira: Apenas o próprio Muricy poderá dizer o verdadeiro motivo de sua saída, e sobre as estruturas refletirem nas partidas prefiro dizer que dificultam os trabalhos durante a semana e conseqüentemente reflitirão nos jogos: é um efeito dominó.
O ex-treinador do Fluminense e atual campeão brasileiro Muricy Ramalho deixou o time das Laranjeiras queixando-se da estrutura do clube: "Apenas o próprio Muricy poderá dizer o verdadeiro motivo de sua saída", esquiva-se Cleibson Ferreira.

Jogada De Efeito: O fato de você já ter jogado futebol profissionalmente causa alguma influência no seu trabalho como treinador? Quais são suas maiores inspirações/referências do ponto de vista tático?

Cleibson Ferreira: Não creio que o fato de ter sido jogador profissional seja determinante para o meu trabalho. É muito diferente comandar para ser comandado, tive que estudar muito, fazer cursos, estágios, participar de seminários, congressos, fazer cursos ministrados pela Escola Superior de Educação Física (ESEF)... A vantagem de ter sido atleta profissional é conhecer o atleta, saber o que pensam, como agem em certas situações adversas. Na verdade, treinador é mais um gestor, uma pessoa que deve saber de administração, psicologia, e gestão. Temos alguns exemplos de treinadores que nunca estiveram dentro de campo que conquistaram muito sucesso à frente de uma equipe ou seleções, e da mesma história vitoriosa temos muitos exemplos de treinadores que foram atletas profissionais. Trabalhamos com muitos treinadores, que temos muitas coisas boas para extrair, mas não podemos esquecer que cada um de nós tem um agir, um pensar, um estilo de atuar, uma personalidade e postura. Não adianta eu querer fazer igual ao treinador A ou ao treinador B, eu tenho que ser eu mesmo. Isso sim vai fazer a diferença. Eu pessoalmente faço as minhas táticas de acordo com o plantel que tenho em mãos, não escondo de ninguém que tenho uma preferência por equipes ofensivas, mas de que me serviria gostar e eu não ter os jogadores ofensivos de qualidade?

JdE: Legal você tocar no ponto sobre montar equipes ofensivas. Ultimamente, equipes com um futebol focado no ataque têm conseguido aliar arte com eficiência (a Espanha campeã européia em 2008 e mundial em 2010 e o Barcelona campeão de tudo o que disputou na temporada 2008-9 são dois bons exemplos). Você acha que o futebol tem algo a ganhar no caso de esses modelos serem "seguidos" por outros clubes e seleções?

CF: Com certeza só tem a ganhar, porém como mencionei anteriormente, tudo depende do grupo de jogadores que temos em mãos, porque, de que me serviria gostar de trabalhar com esquema de jogo ofensivo se eu não tenho jogadores de qualidade para desempenhar esta função? Nós treinadores temos que buscar o equilibrio da melhor forma possivel. Torno a dizer: quando temos a oportunidade de montar um grupo, procuro sempre intensificar a busca nesta qualidade ofensiva.

JdE: Tempos atrás, a transmissão dos jogos não contava com os mesmos recursos de imagem que temos nos últimos anos. Dessa forma, ficou mais fácil tirar dúvidas em lances onde o "olho humano" muitas vezes não é capaz de apresentar certeza, o que aumenta a polêmica em torno das arbitragens, que são rotineiramente flagradas errando em lances que muitas das vezes mudam o rumo da partida e desencadeiam num placar injusto. Para minimizar esses erros, você acha que a tecnologia eletrônica deve ser incorporada definitivamente no futebol, tal como foi incorporada em alguns outros esportes?

CF: Acredito que sim, que a tecnologia deve ser incorporada ao futebol em definitivo. Polêmica sempre vai haver, o fato de usar a tecnologia não alterará em nada a emoção do esporte. Veja o basquete por exemplo: existe a tecnologia e os bons jogos permanencem a ser disputados de formas emocionantes.

JdE: A pergunta que não podia faltar: quem são, na sua opinião, os melhores jogadores de cada posição na atualidade? Pode escalar o seu "time dos sonhos" com a tática que preferir.

CF: Júlio César (ou Casillas), Maicon (ou Daniel Alves), Lúcio, Piqué (ou Puyol) e Evra. Xavi, Iniesta e Sneijder. Messi, Cristiano Ronaldo e David Villa (ou Neymar). E como treinador: Cleibson Ferreira (risos) ou José Mourinho.
Os brasileiros Júlio César, Maicon e Lúcio, atuais campeões da Série A italiana, da Copa da Itália, da Liga dos Campeões da Europa e do Mundial de Clubes compõem a defesa no "time dos sonhos" de Cleibson Ferreira. Outro interista, o holandês Wesley Sneijder, também foi lembrado pelo treinador do Galícia Esporte Clube.

Jogada De Efeito: Cleibson, obrigadão pela entrevista. Se quiser deixar uma mensagem final para os leitores do blógui, fica à vontade!

Cleibson Ferreira: Primeiramente foi muito agradável responder as suas perguntas, perguntas estas inteligentes e prazerosas em responder. Continuo à disposição. E deixo aqui um grande abraço aos leitores do blog (www.jogadadefeito.blogspot.com). Um blog sério que busca de forma imparcial transmitir a todos que o acompanham um pouco desta arte que se chama futebol. Obs.: deixo aqui os links do meu blog (www.profcleibsonferreira.blogspot.com) e do meu twitter (www.twitter.com/@cleibsonf) para quem quiser me seguir.

domingo, 27 de março de 2011

Luxa critica parte de torcedores: 'Devem ter levado uma graninha'

Treinador lembra que Fla está na final e afirma que protestos por Adriano podem ter motivação política

Por Gustavo Rotstein Macaé, RJ
Em campo, Vanderlei Luxemburgo não conteve sua irritação. Mas após a partida, manteve um tom de voz sereno para comentar o apelo da torcida do Flamengo por Adriano durante o empate em 3 a 3 com o Madureira, neste domingo, em Macaé. A indignação era, sim, contra um grupo de torcedores que se concentrou atrás do seu banco de reservas, e para quem o treinador dirigiu seu olhar de resposta ao comemorar o terceiro gol rubro-negro.

- Sobre o Adriano, tem gente que é favorável porque tem interesse por questões políticas. Ali atrás do banco tinha uma meia dúzia de pessoas conhecidas, que devem ter levado uma graninha para perturbar. Disse que sou tão flamenguista quanto eles. A verdade é que, mesmo se fosse contratado, o Adriano não poderia jogar, e quem teria que resolver agora seriam Negueba, Diego Maurício, Ronaldinho Gaúcho... Além disso, se estivéssemos com o Adriano e perdêssemos, eles diriam que foi um erro. Ele foi para o Corinthians e que tenha boa sorte lá.

Vanderlei Luxemburgo garantiu lidar com tranquilidade com a pressão da torcida. No entanto, questionou os protestos dos rubro-negros, minimizando os três empates nas  últimas três rodadas da Taça Rio – com Fluminense, Cabofriense e Madureira.

- Quero que a torcida entenda, em meio a essa confusão que estão querendo armar, que o Flamengo é o único time que já está na final do Campeonato Carioca. Mas parece que estamos brigando para não cair. Isso aqui é Flamengo, e não me assusta, pois é parte do futebol. Apenas faz com que trabalhe mais.

Sob os gritos de Adriano, Fla empata com Madureira e se complica

Time fica em quarto lugar na Taça Rio, e Vanderlei Luxemburgo convive com chuva de ofensas após veto à contratação do Imperador

por GLOBOESPORTE.COM
A invencibilidade foi mantida a duras penas. O Madureira abriu 3 a 1 aos 17 do segundo tempo. Deivid e Thiago Neves arrancaram o empate por 3 a 3. Mas o que ficou da atuação do Flamengo neste domingo em Macaé é que a opção de Vanderlei Luxemburgo e da diretoria de esnobar Adriano trará consequências a cada resultado negativo.
Quando a derrota parecia consumada, os torcedores gritaram pelo Imperador, que acertou contrato até o fim de 2012 com o Corinthians, e pediram a saída do treinador. Mas não foi a ausência de Adriano, que está machucado e só tem condições de jogar daqui a dois meses, que causou o tropeço rubro-negro.
Mais uma vez, o time foi frágil ofensivamente, com pouca mobilidade e exagerando na previsibilidade. Desta vez, porém, ainda apareceu o componente da defesa instável. Welinton fez um gol contra constrangedor, e os atacantes do Madureira tiveram facilidade para entrar na área de Felipe.

Campeão da Taça Guanabara, o Flamengo acumula três empates seguidos na Taça Rio e segue fora da zona de classificação às semifinais. O time está em quarto lugar no Grupo A, com nove pontos. O próximo jogo será contra o Duque de Caxias, no sábado, no Engenhão. Lutando contra o rebaixamento, o Madureira está em sexto lugar no Grupo B, com quatro pontos.

Gol contra de Welinton e foguete de Léo Moura

O sexto jogo do Flamengo no Cláudio Moacyr não foi diferente dos demais. Time adversário recuado, dificuldade na armação e reação inicial fria da torcida, longe do “caldeirãozinho” propagado por Vanderlei Luxemburgo para defender os jogos em Macaé, a 200km de distância da capital.
A atuação do Flamengo também não ajudou. Mesmo com as voltas de Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves, o time seguiu burocrático, sem movimentação e pecando pela falta de fundamentos de alguns jogadores. Wanderley, por exemplo: apesar de esforçado, vibrante e dos cinco gols no ano, o atacante se enrolou com a bola em diversos lances.
Pode parecer pouco crível, mas a primeira boa chance do jogo só aconteceu aos 33 minutos. Léo Moura levantou da direita, Thiago Neves subiu e cabeceou para fora.
A síntese da atuação desastrosa do Flamengo aconteceu no lance seguinte, aos 34. Abedi cruzou da esquerda, e a bola cairia mansamente nas mãos de Felipe. Porém, afobado, Welinton resolveu cortar. Pegou mal na bola e acertou o ângulo direito. Constrangedor a ponto de os jogadores do Madureira nem comemorarem direito o gol.
- Bateu na canela e entrou. Não foi o primeiro da carreira - disse o zagueiro, que encarou o lance com bom humor.
Em desvantagem, o Rubro-Negro foi para o abafa. Aos 42, Wanderley rolou e Léo Moura chutou forte, no alto, para empatar. Foi o primeiro gol dele em 2011.
"Ah, é Adriano" desnorteia Luxa e comissão técnica
No intervalo, Vanderlei tirou o estreante Lorran, que até teve boa movimentação pela esquerda, e colocou Diego Maurício. Aos quatro minutos, Drogbinha driblou um zagueiro, chutou forte e Cleber teve dificuldade para espalmar.
O Madureira ficou novamente em vantagem aos 11. Michel recebeu de Abedi, driblou Galhardo e Welinton com facilidade e tocou rasteiro no canto direito.
A torcida se irritou, e aos 17 minutos o fantasma se materializou. O estádio inteiro começou a pedir em coro por Adriano. A situação piorou. Aos 18, o Madureira fez o terceiro. A defesa esburacada do Flamengo deu espaço, e Baiano tocou na saída de Felipe.
Ronaldinho tentou diminuir cobrando falta. Cleber espalmou. Enquanto o estádio criticava Luxemburgo, a Polícia Militar tomou precauções. Quase uma dezena de homens ficou posicionada atrás do banco de reservas.
Diego Maurício, aos 27, recebeu de Thiago Neves na esquerda, cruzou à meia altura e Deivid empurrou para o gol vazio. O time ficou “mordido” e passou a disputar cada bola como se estivesse numa final de campeonato. O empate veio aos 39. Thiago Neves chutou forte de longe e Cleber espalmou para dentro: 3 a 3 e comemoração exagerada no banco. O preparador físico Antônio Mello pediu silêncio aos torcedores, e Vanderlei Luxemburgo também se virou para as arquibancadas. Mas o empate após o apito final fez reacender as vaias da torcida.
FLAMENGO 3 x 3 MADUREIRA
Felipe; Léo Moura, Welinton, David Braz e Rodrigo Alvim; Maldonado, Lorran (Diego Maurício), Galhardo (Bottinelli) e Thiago Neves; Ronaldinho e Wanderley (Deivid)Cleber, Caio Cézar, Luiz Otávio, Douglas Assis e Nil; Vinícius, Rodrigo, Abedi (Gomes) e Michel (Alex); Baiano e Adriano Magrão
Técnico: Vanderlei LuxemburgoTécnico: Roy
Gols: Welinton, contra, aos 33, Léo Moura, aos 42 do primeiro tempo; Michel, aos 12, Baiano, aos 18, Deivid aos 27, Thiago Neves, aos 39 minutos do segundo tempo
Cartão amarelo: Abedi (Madureira)
Estádio: Cláudio Moacyr, em Macaé (RJ). Data: 27/3/2011. Árbitro: Pahtrice Maia. Auxiliares: Ediney Guerreiro e Luiz Antônio Muniz. Público: 5.038 presentes. Renda: R$ 81.330,00

Ceni marca 100º gol, e São Paulo encerra tabu: 2 a 1 sobre o Timão

Na Arena Barueri, Tricolor Paulista derruba jejum de quatro anos sem vitórias sobre o Corinthians em tarde histórica para Rogério Ceni

por Carlos Augusto Ferrari e Marcelo Prado
Domingo, 27 de março de 2011. Arena Barueri, 17h09m. Data, local e horário que jamais serão esquecidos pela torcida do São Paulo. A falta, cobrada com maestria, na entrada da área, pelo lado esquerdo, entrou no ângulo direito da meta de Julio Cesar, que voou apenas para aparecer na imagem. Nesse exato momento, Rogério Ceni escreveu mais um capítulo de sucesso na sua incrível carreira. Após 20 anos, 965 partidas disputadas e 15 títulos conquistados, o camisa 1 do time do Morumbi chegou ao seu centésimo gol. E, para tornar esse feito ainda mais especial, foi também o dia em que o São Paulo venceu o Corinthians por 2 a 1 e quebrou um incômodo jejum de quatro anos sem vitória sobre o rival.
 
Além da quebra da invencibilidade, o resultado pôs o Tricolor na vice-liderança do Campeonato Paulista, com 34 pontos, um a menos que o Palmeiras, que no sábado fez a lição de casa ao bater o Bragantino. O Timão tem a mesma pontuação da equipe do Morumbi, mas caiu para a terceira colocação por ter uma vitória a menos. Pelo estadual, os dois times voltarão a jogar no final de semana. No domingo, o São Paulo receberá o Mirassol no Morumbi. No mesmo dia, a equipe de Parque São Jorge irá a Ribeirão Preto para enfrentar o Botafogo.
Que pontaria, Dagoberto!
Toda a rivalidade que cerca são-paulinos e corintianos nos últimos anos foi demonstrada no primeiro tempo do clássico. O bom futebol deu lugar ao nervosismo, a um excessivo número de passes errados e a algumas faltas mais violentas. Faltou futebol. O Timão foi discretamente melhor no controle do jogo, mas Dagoberto, artilheiro da equipe em 2011, deu a vantagem ao Tricolor com um chute certeiro nos minutos finais.
Paulo César Carpegiani surpreendeu ao sacar Marlos para a entrada de Rodrigo Souto. O São Paulo ganhou um homem a mais na marcação, porém, perdeu força ofensiva. O Corinthians agradeceu. Até os dez minutos, só o Timão jogou, sobretudo pelo lado direito, com Alessandro e Dentinho. A única chance, contudo, não foi aproveitada por Morais, que carimbou a zaga na área depois de falha de Miranda.
Rogério Ceni 100 gols  (Foto: Wander Roberto / VIPCOMM)Rogério celebra marca histórica na carreira: são 100 gols do goleiro-artilheiro (Wander Roberto / VIPCOMM)
Aos poucos, o São Paulo conseguiu equilibrar a partida e cresceu. Junior Cesar e Carlinhos Paraíba eram as principais opções pela esquerda. Com Rivaldo no banco, o time sentiu falta de um meio de campo mais criativo. Ilsinho, aberto pelo lado direito, pouco fez para abrir espaços. O time só chegou ao gol de Julio Cesar em chutes de fora da área de Jean, Dagoberto e Fernandinho, todos sem muita direção.
Quando a pontaria melhorou, o São Paulo abriu o placar, aos 39 minutos. Dagoberto recebeu a bola pelo lado esquerdo do ataque, já próximo à área, e soltou a bomba. Julio Cesar voou, mas não conseguiu evitar que ela entrasse no canto esquerdo. Explosão tricolor nas arquibancadas da Arena Barueri, O Corinthians ainda quase empatou na etapa inicial, aos 46, com Dentinho cabeceando para fora um cruzamento de Fábio Santos.
Ceni é 100!
O Corinthians voltou para o segundo tempo tentando pressionar o São Paulo novamente. O empate quase veio aos dois minutos. Após cruzamento da esquerda, Jorge Henrique dividiu com Alex Silva, e Rogério Ceni fez linda defesa, espalmando para escanteio.
Mas o clássico ainda reservava um momento especial. Mais que isso, histórico para os são-paulinos. Fernandinho foi derrubado perto da área por Ralf. No mesmo instante em que o árbitro assinalou falta, a torcida tricolor já celebrava como um gol. Aos oito minutos, Rogério Ceni, ídolo maior do clube, ajeitou a bola e cobrou com perfeição, no ângulo direito, impossível para Julio Cesar pegar. Foi o centésimo gol dele na carreira, justamente como a torcida queria: diante do maior rival nos últimos anos.
Na comemoração, Ceni tirou o uniforme e correu até a linha de fundo. Todos os jogadores acompanharam e abraçaram o capitão. Enquanto isso, uma bateria de fogos foi disparada por quase dez minutos. No placar eletrônico, mais homenagens ao maior goleiro-artilheiro da história do futebol mundial.
A Arena Barueri se transformou numa festa completa para os são-paulinos. O Corinthians foi para cima. A reação ficou mais complicada quando Alessandro cometeu falta violenta sobre Dagoberto e foi expulso. Mesmo assim, os alvinegros descontaram, aos 22, com Dentinho chutando rasteiro no canto direito de Ceni.
Para ajudar o Timão a ganhar mais confiança, Dagoberto fez falta no ataque e recebeu o cartão vermelho. Entretanto, aos 28, Dentinho tratou de ajudar o rival. Ele deu um pisão em Rodrigo Souto e também disse adeus ao duelo (assista no vídeo às três expulsões). Na saída de campo, o jogador provocou torcedores do São Paulo, que arremessaram garrafas, calçados e até uma bomba para o gramado.
Com um a menos novamente, o Corinthians se lançou ao ataque e abriu espaços na defesa. Marlos desperdiçou diversos contra-ataques que poderiam fechar o jogo. Nos minutos finais, o Timão foi todo pressão. Liedson teve uma chance, mas parou em ótima defesa de Rogério Ceni. O domingo era dele. A festa tricolor estava apenas começando!

SÃO PAULO 2 X 1 CORINTHIANS
Rogério Ceni; Rhodolfo, Alex Silva e Miranda; Ilsinho (Marlos), Jean, Carlinhos Paraíba, Rodrigo Souto (Casemiro) e Junior Cesar; Dagoberto e Fernandinho (Rivaldo).Julio César; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos (Danilo); Ralf, Paulinho, Morais (Ramirez) e Jorge Henrique (Willian); Dentinho e Liedson.
Técnico: Paulo César Carpegiani.Técnico: Tite
Cartões amarelos: Dagoberto, Rhodolfo, Junior César, Ilsinho e Rogério Ceni (São Paulo). Jorge Henrique (Corinthians). Cartão vermelho: Alessandro e Dentinho (Corinthians) e Dagoberto (São Paulo).
Gols: Dagoberto, aos 39 minutos do primeiro tempo. Rogério Ceni, aos 8, e Dentinho, aos 22 minutos do segundo tempo.
Estádio: Arena Barueri. Data: 27/03/2011. Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima. Auxiliares: Celso Barbosa de Oliveira e Carlos Alberto Funari..

Estrela tricolor, Gilberto garante vitória tricolor por 2x0



Gilberto comemora o segundo gol contra o Porto - Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem
Ataques velozes e defesas atentas trouxeram equilíbrio para a partida entre Santa Cruz e Porto. O tricolor, contudo, jogava dentro de casa e soube aproveitar as chances para garantir um resultado favorável de 2x0. A Cobra Coral segue defendendo sua posição no topo da tabela, com 41 pontos, enquanto o Gavião continua em terceiro, com 33.
Durante os 20 primeiros minutos da partida, a equipe do Porto pressionou bastante dando trabalho à marcação tricolor e pouco espaço para que o Santa Cruz pudesse atacar. O Gavião estava gostando do jogo. Já aos 10 minutos, num bom cruzamento na pequena área do Santa Cruz, Kiros tentou cabecear, mas o zagueiro tricolor tirou a bola do perigo. Aos 23, Tiago Laranjeiras cobrou falta perto da área, mandou bola alta que Kiros cabeceou, mandando para o canto esquerdo do gol. Mas Tiago Cardoso fez boa defesa. Ainda assim, o Santa Cruz conseguiu abrir espaços para o ataque. A chance mais clara foi uma jogada de Cléber Goiano e confusão na área do porto que deixou Landu de cara com o goleiro. O atancante chutou, mas a bola explodiu em Mondragon.
Passados esses primeiros instantes, o time tricolor começou a dar mais velocidade nos contra-ataques, e foi em uma dessas jogadas que saiu o primeiro gol. Aos 33 do primeiro tempo, Natan fez boa jogada avançando pelo meio e driblando os zagueiros adversários, mas foi obrigado  a recuar, deixando a bola para o atacante que aproveitou a bola e mandou uma bomba no gol adversário, abrindo o placar.
Mais a vontade no jogo, o Santa Cruz voltou do segundo tempo com os mesmos jogadores. E a fórmula deu certo imediatamente. Aos 40 segundos veio o segundo gol coral, quando Weslley tentou dominar e girar, mas a bola sobrou e é foi, novamente bem aproveitada por Gilberto, que manda forte de esquerda.
A partir de então, coube aos donos da casa apensa administrar o resultado, enquanto o Porto já apresentou ligeira queda no rendimento diante da vantagem coral. Houve ainda chances para o Santa Cruz ampliar a diferença. Como no lance qua aconteceu aos 4 minutos da etapa complementar, quando Gilberto deu um ótimo passe para Landú, que ficou em boa posição, mas dmeorou um pouco a chutar, dando a chance do goleiro Mondragon defender mandando a bola para fora. Com os gols desta partida, Gilberto, a estrela coral neste campeonato, passa a dividir a artilharia da competição com Ricardo Xavier, do Náutico, e paulista, do Porto. Todos com 9 gols marcados.
FICHA DO JOGO
Santa Cruz: Tiago Cardoso; Jackson (Léo), Thiago Matias, André Oliveira e Renatinho; Jeovânio (Everton Sena), Cleber Goiano e Natan; Landu e Gilberto. Técnico: Zé Teodoro.
Porto: Mondragon; Hélder (Edi), Alexandre Black, Marivaldo e Altemar; Naldinho, Vágner Rosa, Arlindo (Renan) e Thiago Laranjeira; Kiros e Paulista (Diogo). Técnico: Laelson Lima.
Local: Arruda. Horário: 16h. Árbitro: Ricardo Tavares. Assistentes: Alcides Lira e Albert Júnior. Gols: Gilberto (2) Cartões amarelos: Alexandre Black, Kiros, Naldinho, Thiago Matias. Público: 19.705. Renda: R$ 131.590.

Sport sofre, mas vence o Central e entra no G4

O jogo Central 2x3 Sport teve todos os elementos dramáticos imagináveis numa partida de futebol. Mas no final, venceu a equipe que mostrou mais qualidade técnica. Os três pontos fizeram com que os rubro-negros ingressassem novamente no G4, agora com 34 pontos, um a mais que a Patativa, agora a quinta colocada.
O Sport começou a partida decidido a não dar vacilo para a Patativa. E conseguiu bem cedo. Depois de duas boas investidas, o lateral-direito Vítor fez boa jogada pela direita e cruzou na cabeça de Germano, aos oito. Estava tão fácil que ele nem precisou saltar para mandar no canto de Sérvulo.

O time da Ilha não aliviou a pressão e manteve a pegada forte no meio para evitar que o Central tomasse conta da partida. Assim, chegou aos segundo. Tadeu fez boa jogada pela esquerda e acionou Marcelinho Paraíba. Ele viu Carlinhos Bala avançando pela meia direita e tocou. Bala soltou uma bomba no ângulo esquerdo.

O Central tentou reagir mas encontrou o sistema defensivo do Sport mais bem posicionado, principalmente por conta da presença de Germano reforçando a marcação. Bala ainda teve uma ótima chance desperdiçada no fim do primeiro tempo ao chutar fraco.

Pela vantagem construída a tendência era o Leão voltar no segundo tempo num ritmo mais cadenciado para administrar o jogo e pegar o adversário no contra-ataque. Porém, a chuva que já caíra antes do jogo e em parte do primeiro tempo ficou mais forte e acabou com qualquer possibilidade de futebol bonito.

O que passou a imperar foram chutões e bolas parando nas poças de lama do Luiz Lacerda. Quem se adaptou melhor foi o time da casa ao apostar nas bolas altas. O Sport insistia em tocar e, literalmente dava com os burros n'água. Assim, os alvinegros diminuíram aos dez minutos, também aproveitando uma cochilada da defesa vermelha e preta.

Numa cobrança de falta rápida, a bola chegou a Wilson Surubim, que, sozinho, mandou forte e rasteiro sem chance para Magrão. Inutilmente, os jogadores do Sport reclamaram que a infração fora cobrada sem autorização do árbitro. Dez minutos depois, em jogada confusa dentro da área, Niélson Nogueira anotou pênalti de Germano em Danilo Pitbull. O próprio atacante foi para a cobrança e mandou no lado esquerdo. Magrão caiu bem e fez a defesa.

O gol deu novo ânimo aos leoninos, que viram o oponente perder o atacante Harley, expulso por agredir Germano. Aos 31, o Sport voltou a respirar mais aliviado quando Bala fez ótimo cruzamento da direita. Vítor apareceu como elemento surpresa em velocidade e cabeceou no canto direito: 3x1.

Mas o sofrimento da torcida do Sport ainda não tinha acabado. Aos 45, numa cobrança de falta ensaiada, Wilson Surubim mandou com perfeição, no canto esquedo de Magrão. Nos quatro minutos de acréscimo, os dois times fizeram das tripas coração para manter o placar (Sport) e tentar o empate (Central). Mas ficou mesmo no 3x2.
CRAQUE - Os dois maiores responsáveis pela vitória rubro-negra empataram em primeiro lugar na escolha do craque do jogo, feita pelos internautas do NE10. O goleiro Magrão e o atacante Carlinhos Bala foram indicados por 35% dos votantes. O terceiro lugar veio bem longe, foi o meia Marcelinho Paraíba, com 11% das escolhas.

Ficha do jogo:

Central: Sérvulo; Gustavo (Romero), Breno, Elias e Vanderson; Fernando, Wilson, Vassoura (Jales) e Juninho Petrolina (Marcinho); Danilo Pitbull e Harley. Técnico: Dado Cavalcanti.

Sport: Magrão; Vítor, Igor, Alex Bruno e Wellington Saci; Hamilton, Daniel Paulista, Germano e Marcelinho Paraíba (Tóbi); Carlinhos Bala (Fabrício) e Tadeu (Ciro). Técnico: Hélio dos Anjos.

Local: Luiz Lacerda (Caruaru). Árbitro: Niélson Nogueira. Assistentes:  Erich Bandeira e Jossemar Diniz. Gols: Germano, aos oito; Carlinhos Bala, aos 21 do primeiro. Wilson Surubim, aos dez; Vítor, aos 31. Cartões amarelos: Wilson Surubim, Elias, Vanderson e Carlinhos Bala. Expulsão: Harley. Público: 12.058.

Náutico não encontra dificuldade para vencer o Ypiranga por 3x0


Foto: Guga Matos/JC Imagem
Jogando com inteligência e aproveitando bem a fragilidade do adversário, principalmente no primeiro tempo, o Náutico venceu o Ypiranga sem dificuldade por 3x0 neste domingo (27), em Santa Cruz do Capibaribe. O resultado foi construído com um bom volume de jogo no primeiro tempo e equilíbrio defensivo na etapa final.

O Náutico manteve-se fiel ao seu estilo de iniciar os jogos procurando marcar o adversário em seu campo defensivo. E deu certo, ainda mais porque o miolo da defesa do Ypiranga apresentava quase tantos buracos quanto o gramado do Otávio Limeira. Assim, aos cinco minutos, Éverton marcou o primeiro. Aírton bateu escanteio e o volante apareceu completamente livre para cabecear forte, sem chance para Geday.

Sem dar chance para o adversário respirar, o timbu manteve-se no campo ofensivo e não demorou para marcar o segundo. Aos 13, Aírton estava na intermediária, pelo lado esquerdo, e fez lançamento longo. Derley recebeu já dentro da área, pelo lado direito e, de primeira, soltou uma bomba rasteira. Quando Geday atirou-se a bola já havia passado.

O Ypiranga só conseguiu sair para o jogo depois dos 25 minutos, mas a dupla Wescley e Jorge Fellipe não deu muitos vacilos. A melhor chance aconteceu aos 42. Novito fez boa jogada pela lateral direita e foi à linha de fundo. Cruzou para Jair, somente com o goleiro à frente, completar de joelho, por cima.

Veio o segundo tempo e o técnico Roberto Fernandes sabia que seu time não precisava de correria para administrar o resultado. Por isso, o timbu marcou mais no meio de campo e o Ypiranga exerceu o que se costuma chamar de falso domínio: teve mais posse de bola, mas não conseguia finalizar. E quando o fazia não levava grande perigo para Douglas.

Na verdade, o time da casa abusou das jogadas aéreas e lançamentos longos. Mesmo assim, os primeiros lances de perigo saíram dos pés dos alvirrubros. Aos seis, Ricardo Xavier arriscou jogada individual e mandou para fora. Dois minutos depois, Eduardo Ramos lançou Bruno Meneghel. O baixinho tentou de bico mas a bola foi em cima de Geday, que saiu bem da meta.

Depois disso, a Máquina de Costura teve mais a bola em seu poder. Porém as finalizações não surtiam grande efeito. Aos 24, Ila, que entrara há pouco, avançou pela direita mas o chute foi para fora. Quatro minutos depois, Willian não perdoou. Recebeu do lado esquerdo da meia-lua e bateu rasteiro. A força parecia que não estava com Geday, já que ele meteu a mão na bola, mas mesmo assim ela passou.

Depois do gol, o jogo ficou até certo ponto monótono. Os dois times não conseguiam concluir as jogadas e deram mostras de que o placar não mais se mexeria. O que acabou acontecendo.

CRAQUE - Apesar de não ter feito gol, o meia Eduardo Ramos foi eleito o craque da partida pelos internautas do JC Online com 26% dos votos. O meia Diego, do Ypiranga; e o lateral-esquerdo Aírton, do Náutico, terminaram empatados na segunda posição com 16% cada um.

Ficha do jogo:

Ypiranga: Geday; Novito, Diguinho, Sidney e Marcelo Piauí; Adelmo, Jair, Dinho Souza e Diego; Fabrício Ceará e Gil. Técnico: Levi Gomes.

Náutico: Douglas; Rodrigo Heffner, Wescley, Jorge Fellipe e Aírton; Éverton, Derley, Hélton (Willian) e Eduardo Ramos (Elicarlos); Bruno Meneghel (Rogério) e Ricardo Xavier. Técnico: Roberto Fernandes.

Local: Otávio Limeira (Santa Cruz do Capibaribe). Árbitro: Sebastião Rufino Filho. Assistentes: Ubirajara Ferraz e Pedro Wanderley. Gols: Éverton, aos cinco; Derley, aos 13 do primeiro tempo. Willian, aos 28 do segundo. Cartão amarelo: Sidney.

Hélio dos Anjos avalia vitória do Sport sobre o Central

Confira o que o técnico do Sport falou após a partida.

Roberto Fernandes fala sobre os 3x0 sobre o Ypiranga

Ouça o que disse o técnico do Náutico.

América vence e mantém vivo sonho de ficar na elite

O América manteve vivo o sonho de manter-se na primeira divisão do futebol pernambucano ao vencer o Vitória neste domingo (27), no Carneirão, por 2x1. Os três pontos deixaram o alviverde com 16 pontos, ainda em último lugar, mas com apenas um de desvantagem para Ypiranga, primeiro time fora da zona de degola; e Vitória, penúltimo colocado.

A derrota fez com que o já citado Vitória caísse para a zona de rebaixamento no lugar do Araripina, que ganhou um ponto. Mas quem abriu o placar foi o time da casa. Logo aos quatro minutos, Aleandro fez 1x0 para o Taboquito. Depois de desperdiçar algumas oportunidades de ampliar, o Mequinha arrancou o empate no final da etapa, com Silvano.

Veio o segundo tempo e o América não perdoou as falhas defensivas do Vitória. França decretou a virada aos 21 minutos e Branquinho, aos 36, fechou a vitória.

No Cornélio de Barros, o Salgueiro não conseguiu passar pelo Araripina. O empate por 2x2 terminou beneficiando o Bode, que saiu da zona de rebaixamento com o ponto somado e agora está com 18, um a mais que Ypiranga e Vitória. Clébson abriu o placar aos 16 minutos do primeiro tempo para o time da casa.

No finalzinho, já nos acréscimos, Marcelo Paraíba empatou para o Bode. Veio o segundo tempo e Rinaldo pôs o Carcará novamente na dianteira, com um gol aos cinco minutos. Desta vez, a reação dos visitantes não tardou. Aos 16, o zagueiro Alex Xavier deixou tudo igual novamente, placar que se manteria até o fim.

CABENSE -
No Gileno de Carli, a Cabense aumentou sua distância para a zona de rebaixamento ao vencer o Petrolina por 1x0 neste domingo (27). Com os três pontos, a equipe do Cabo alcançou a oitava posição com 23 pontos. O Petrolina caiu de sexto para sétimo lugar. O gol da vitória saiu aos 45 do primeiro tempo através de Rosivaldo.