quinta-feira, 10 de maio de 2012

Copa Libertadores 2012 – Vasco vence o Lanús nos pênaltis e agora encara o Timão

Vasco da Gama
Vasco da Gama

O Vasco sofreu, mas conseguiu confirmar a classificação às quartas de final após bater o Lanús nos pênaltis (5 a 4), depois da derrota no tempo normal por 2 a 1. A equipe carioca chegou a abrir o placar com Nílton no primeiro tempo, mas sofreu a virada na etapa final. Na disputa de pênaltis, somente o argentino Romero desperdiçou a cobrança, enquanto pelo lado vascaíno, Felipe, Juninho Pernambucano, Carlos Alberto, Renato Silva e Alecsandro foram precisos e garantiram a classificação.
O confronto começou pegado, com muitas faltas duras de ambos os lados e poucos lances de criatividade. Porém, em sua primeira chance de ataque, os cariocas abriram o placar, logo aos 18 minutos. Juninho Pernambucano tocou para Nílton na entrada da área e o volante soltou um chute forte, com efeito, sem chance para Marchesín.
O panorama do jogo só mudaria depois do intervalo: mais ofensivo, o Lanús chegou perto do empate logo com cinco minutos com Camoranesi e finalmente concretizou o gol aos 15. Após cruzamento, a bola chegu a Pavone, que passou por Prass e tocou para a rede. Mais equilibrados e agora embalados pela igualdade, os donos da casa partiram para cima do Vasco e chegaram ao segundo aos 32, justamente quando os brasileiros pareciam ter conseguido neutralizar o ímpeto argentino. Camoranesi chutou de fora da área, Fernando Prass falhou na defesa e a bola sobrou no pé de Gutiérrez, que tocou para a rede.
O confronto caiu de ritmo, mas o Lanús ainda teve a chance de selar a classificação aos 44 minutos, com Pavone, que aproveitou cruzamento e cabeceou para grande defesa de Fernando Prass. Oportunidade de ouro perdida, decisão nos pênaltis. Nas cobranças, o argentino Romero foi o único a falhar, carimbando o travessão, e os vascaínos, precisos, puderam comemorar a vaga. Com informações do fifa.com