quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Sport critica Prefeitura por atraso na aprovação do projeto da arena

Presidente do clube, Luciano Bivar, se irrita com pedido de mais tempo para analisar a viabilidade da obra de reformulação do estádio

Por Elton de CastroRecife
 
Os próximos capítulos da “novela” sobre a reformulação da Ilha do Retiro prometem fortes emoções. Irritado com o posicionamento do secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, que pediu mais tempo para analisar a viabilidade do projeto, o presidente do Sport, Luciano Bivar, aumentou o tom das críticas com relação a postura do gestor.
Indignado com o que classifica como má vontade e burocracia, o mandatário rubro-negro cobrou uma resposta da gestão municipal que, de acordo com o dirigente, já possui todas as análises possíveis sobre o projeto.
Arena do Sport (Foto: Divulgação)Sport espera liberação da Prefeitura para iniciar obras da nova arena (Foto: Divulgação)
- Não aceito e não concordo com o que foi passado pela secretaria de Mobilidade Urbana. Não existe a necessidade de mais tempo, pois esse projeto está com a Prefeitura do Recife há seis meses. Neste período, nós cumprimos todas as exigências feitas pelo Conselho de desenvolvimento Urbano (CDU) e pelo conselho de Controle Urbano (CCU). Então, o que ele precisa olhar? Lógico que sabemos que a gestão é recente, porém os técnicos que olharam o projeto continuam lá. Não é possível que com a chegada do novo prefeito tudo tenha mudado. Se mudou, todos os projetos voltam para o zero? É assim que iremos fazer um Recife melhor? Não se pode analisar um projeto desse porte com má vontade e burocracia.
Segundo Luciano Bivar, sua chateação foi gerada pela falta de respostas do secretário que, após uma reunião com toda a diretoria rubro-negra, não teria dado nenhum indicativo sobre o que o clube precisaria fazer para ter o direito de reformular a Ilha do Retiro.
- Não estou querendo que ninguém aprove algo errado. A única coisa que peço é que olhem o que foi analisado e nos digam se falta algo. Se faltar, o Sport fará. O que não pode é o secretário João Braga não nos oferecer nenhuma resposta. Isso não é algo aceitável.
Embora tenha afirmado que existe um excesso de burocracia, Luciano Bivar descartou a hipótese de que a demora para a liberação do projeto tenha como objetivo evitar uma suposta concorrência com a Arena Pernambuco, que está sendo erguida para sediar a Copa das Confederações e Copa do Mundo.
- Não existe isso de concorrência com a Arena Pernambuco. Tenho certeza de que não existe nenhum embarreiramento político ou determinação do governo para que essa liberação não saia. Até porque temos um acordo para utilizarmos o campo da Copa do Mundo e iremos jogar lá durante o período da construção da nossa arena. Então, essa teoria de embarreiramento político não faz sentido. O que existe é falta de pressa mesmo.
Preocupado com o desenrolar da situação, Luciano Bivar fez um apelo para que a Prefeitura do Recife acelerasse o parecer sobre o projeto e elencou as benfeitorias que a arena traria para a cidade.
- Não é possível que essa gestão vá ter a mesma atuação da que passou, onde os projetos ficavam encostados. Então, espero que o secretário analise nossa proposta e veja o que ela fará pelo Recife. Questão do trânsito no local, empreendimentos e, principalmente, empregos. Quando tudo estiver funcionando, serão mais de dois mil empregos diretos e isso não pode ser analisado sem a devida importância.
Por fim, Luciano Bivar afirmou que o Sport não esperará por muito tempo. De acordo com o presidente, o clube pretende apresentar o projeto diretamente para o prefeito da cidade, Geraldo Julio.
- Não podemos ficar esperando o tempo passar. Entre junho e julho eu receberei os investidores e preciso mostrar algo concreto. Então, caso nós não tenhamos uma resposta, certamente nós iremos até o prefeito, para que ele agilize essa situação. Até porque estamos buscando algo que será bom para a cidade.
Galeria Sport Arena (Foto: Divulgação)